11th Conference on Advanced Materials — ICAM 2009

A INTI EQUIPAMENTOS TERMOELETRICOS participou da 11th International Conference on Advanced Materials — ICAM 2009, em conjunto com o Encontro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais — SBPMat, já na sua oitava edição, é um evento que reúne anualmente pesquisadores, estudantes e pessoal de empresas que atuam nas áreas de Ciência e de Engenharia de Materiais.

O ICAM é uma conferência realizada sob os auspícios da “International Union of Materials Research Societies” – IUMRS, que ocorre em anos alternados. Os últimos congressos desta série foram realizados em Bejing, China (1999), Cancún, México (2001), Yokohoma, Japão (2003), Cingapura. (2005), Bangalore, Índia (2007). O ICAM 2009 foi realizado pela primeira vez na América do Sul, no Rio de Janeiro, de 20 a 25 de Setembro de 2009. O programa científico abrange 28 simpósios, 8 sessões plenárias, 3 workshops organizados por associações científicas internacionais e um chamado “Energy Form”, organizado pela IUMRS. Cada um dos 28 simpósios teve palestrantes convidados, assim como contribuições orais e apresentações na forma de pôsteres. A palestra de abertura do evento foi proferida pelo Ministro Sergio Rezende, Presidente de Honra do ICAM 2009. O ministro é cientista da área de materiais e iniciou sua palestra citando uma conversa que ouviu de um amigo certa vez: “No Brasil, para todo o lugar que eu vá há um campo de futebol e todo mundo está jogando futebol”. Nas palavras de Sérgio Resende, isso contrasta fortemente com a ausência de uma cultura de ciência no nosso país. O ministro citou os esforços do governo para mudar esse quadro, números que indicam um rápido crescimento e fortalecimento da comunidade científica nacional resultante desse investimento do governo. O ministro encerrou a palestra dizendo: “Talvez um dia venham a existir mais laboratórios no Brasil do que campos de futebol”. Assim nós da INTI, empresa que apóia a pesquisa, também temos a mesma esperança.

Prof. Dr. Elson Longo Destaque para o PROF. DR. ELSON LONGO que apresentou junto aos seus alunos, 74 trabalhos no ICAM 2009. O Prof. Dr. Élson é coordenador de grupos de pesquisas na UFSCAR Departamento LIEC e Unesp, Instituto de Química, atuando na formação de graduandos (bolsas de iniciação científica) e pós-graduandos (mestrandos, doutorandos e PÓS-DOC) A pesquisa interdisciplinar desenvolvida no LIEC é reconhecida pelos maiores órgãos nacionais e internacionais de ensino e pesquisa. Seus pesquisadores participam de atividades no exterior e tem seus trabalhos publicados assim como produzem importante material científico reconhecido internacionalmente destinado a congressos, seminários, revistas e jornais.

Fabricação de Dosímetros

“O óxido de alumínio dopado com carbono (Al2O3:C) é um importante material para dosimetria das radiações ionizantes por leitura termoluminescente (TL). A técnica convencional de obtenção deste material constitui-se no crescimento de cristais de óxido de alumínio, à temperaturas maiores que 2050 ºC, pelos métodos de Czochralski, Stepanov ou Vernuil. Em nosso trabalho, temos utilizado uma rota de síntese alternativa – o métodoo de combustão – em que o calor produzido pela reação de oxi-redução é utilizado para a obtenção do material dosimétrico. Temos utilizado o forno da INTI EQUIPAMENTOS TERMOELÉTRICOS para a obtenção e o tratamento térmico destas amostras. A fabricação de dosímetros obtidos com tecnologia nacional constitui importante setor estratégico dentro do escopo da dosimetria das radiações ionizantes.”

Profa. Dra. Helen Jamil Khoury
Universidade Federal de Pernambuco
http://lattes.cnpq.br/8321004413233815

Forno Especial para Laboratório – Forno para Testes Eletrotérmicos

“O forno de testes eletrotérmicos adquirido da Maitec/INTI está sendo usado no Laboratório de Tecnologias do Hidrogênio (Escola de Química/UFRJ) para a carcaterização das propriedades elétricas de materiais usados nos diferentes componentes de uma célula a combustível de óxido sólido (SOFC). Esses materiais são cermets de Ni/YSZ, usados como anodo da célula, e manganitas de lantânio, usadas como catodos. Esses materiais devem ter alta condutividade elétrica a alta temperatura (800-1000ºC) e com isso a utilização do forno nas medidas de condutividade é fundamental.”

Profa. Dra. Mariana de Mattos Vieira Mello Souza
Universidade Federal do Rio de Janeiro
http://lattes.cnpq.br/8882084525542926

Projeto de pesquisa envolvendo o produto

Materiais cerâmicos nanocristalinos para aplicação em células a combustível de óxido sólido.
2009 – Atual

Descrição: Neste trabalho serão preparadas manganitas de lantânio com diferentes graus de dopagem com Sr (La1-xSrxMnO3 com x entre 0,2 e 0,4), por diferentes metodologias, visando avaliar o efeito da composição e do método de síntese sobre a microestrutura e condutividade elétrica. Em relação à microestrutura, será avaliada a influência do tamanho de partícula e porosidade sobre a formação da interface trifásica, necessária para a sinergia dos materiais e inibição do crescimento excessivo do grão durante a preparação dos catodos e operação das células. Com isso, pretende-se desenvolver um material nanocristalino com propriedades adequadas para utilização como catodo em células a combustível de óxido sólido.

Situação:
Em andamento

Natureza:
Pesquisa


Integrantes
:
Mariana de Mattos Vieira Mello Souza – Coordenador

Financiador(es):
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro